Comentários

Voto distrital

Autor: Uililian Nunes - Santa Maria da Vitória - BA

Boa tarde, pessoal. Em primeiro lugar, venho parabenizá-los pelo brilhante trabalho, que não só utiliza um humor de ponta, mas faz críticas às políticas nacional e internacional do presente e do passado, além de contribuir com a dura missão de conscientizar o cidadão brasileiro sobre como funciona a política neste país.
Gostaria de saber da equipe se já conhece o voto distrital. Trata-se dum modelo de sistema eleitoral vigente em diversos países do mundo, dentre eles: EUA, França, Inglaterra, Canadá, Austrália... Este modelo de sistema eleitoral divide o país em distritos de acordo o número de vagas na Câmara dos Deputados.
Os Deputatados são eleitos por maioria de um distrito. O eleitor vota num candidato mas o seu voto não ajuda a eleger um candidato desconhecido e sem apoio de um número relevante de eleitores. Isso acaba com o efeito Tiririca. Também reduz drasticamente o custo das campanhas já que o candidato não percorre todo um estado em campanha.
Eu sou um dos membros do Movimento pelo Voto Distrital. Caso ainda não conheça, acesse o site ou nossa página no Facebook.
Venho através deste buscar apoio das instituições e organizações conscientes que acreditam que é possível/preciso melhorar o Brasil. #VotoDistrital #Distritalize #MVDBrasil

Sempre achei a ideia do voto distrital muito interessante. Vale a pena você, amigo que acompanha o Charges.com.br, conhecer e tirar suas próprias conclusões. Nessa fase do Brasil, ninguém tem dúvida de que uma ampla reforma política se faz necessária. E que vale muito a pena pensar em maneiras fortes de se quebrar esse formato podre de estrutura partidária e pleitos eleitorais.
Enfim, compensa pensarmos a respeito.
Mauricio Ricardo

Comentários