Comentários

Desabafo da semana

Autor: Paulo Sergio Micali Junior - Londrina - PR

Estou chateado desde ontem. Faleceu Bauman, um dos maiores pensadores dos séculos XX e XXI. O cara tinha 91 anos e publicou vários livros. O conceito de modernidade líquida, criado por ele, é fundamental para que pensemos uma série de aspectos das nossas vidas, como relacionamentos, trabalho, estudo, lazer e etc. Enfim, não pretendo me prolongar. Acho que ele viveu muito e plenamente. Completou sua missão de forma belíssima, e que descanse em paz.
Ainda, quero destacar o quanto é preocupante essa "não renovação" de intelectuais. Tomando os youtubers como exemplo (grandes formadores de opinião contemporâneos), há vários excelentes! Gosto muito de acompanhá-los. Por outro lado, há outros tão ruins, mas tão ruins, que da vontade de chorar. Um, em específico, me assusta. Muito recentemente ainda construía sua fama criticando outros youtubers. De forma bem desagradável, por sinal. Hoje, assumiu uma postura mais "ambiciosa". Tece críticas/ofensas sem embasamento algum contra intelectuais, ideologias, sistemas de pensamento, partidos, políticos e etc. Não sei você, mas, sempre que alguém grita e baba ao falar, eu, além de não dar ouvidos, caio fora.
Por fim, um alerta para os jovens, assim como eu. Não se deixem levar pela raiva e pelos ataques infundados, galera! Tudo é passível de crítica, claro, mas desde que sejam críticas boas e fundamentadas. Não podemos nos esquecer que tudo é profundamente complexo. Como diria Bauman, a modernidade é líquida, então, antes que usemos e abusemos do DIREITO de manifestar nossas opiniões, tenhamos isso em mente. Reduzir o mundo de forma maniqueísta como direita x esquerda, coxinha x petralha, comuna x reaça, além de não estar com nada, é um desserviço à nossa inteligência!!!
Grande abraço a você, MR (sou seu fã), e a vocês leitores.

É, Paulo. Falar em bom senso, equilíbrio, isenção, reflexão e outros temas que sugerem o caminho do meio ao invés do radicalismo, não anda fácil.
Eu que o diga.
Mauricio Ricardo

Comentários